Práticas para lidar com as incertezas no ambiente de negócios

Em um período de incertezas econômicas, como o atual, é comum que surjam dúvidas sobre a viabilidade do seu negócio ou projeto empresarial. Mais comum ainda, é subestimar suas próprias qualidades como gestor.

Perder dinheiro, não alcançar objetivos, desperdiçar tempo.

Essas são outras conjecturas que surgem na cabeça do empresariado.

Para superar esses fatores, a primeira tarefa é perder o medo.

A segunda, ter conhecimento.

Nesta postagem do Blog da ZIP Automação, vamos falar sobre pequenas práticas para que você consiga (re) estabelecer a sua empresa num momento de turbulência de forma sadia, sem se arrepender de qualquer medida ou ação tomada durante a sua gestão corporativa.

fit-blog-1333-img

Tenha em mente que é impossível prever, com precisão, o futuro. Por isso, atualize com constância o seu plano de negócios, levando em consideração dificuldades e números que empurram o negócio para baixo.

Seja conservador com a geração de receita e eventuais ganhos já programados para a sua empresa.

Fique atento ao noticiário. Procure estimular seu senso crítico e analisar ponderadamente cada situação, seja ela política ou econômica, razões que podem influenciar o rumo dos seus negócios.

Controle custos correntes e execução operacional com atenção. É a melhor forma de proteger o seu investimento, independentemente do cenário que se apresenta ao redor.

Mantenha seu lugar no mercado. Antes de reconquistar ou ganhar mais espaço, é importante que você se mantenha em operação, mesmo que seja uma ofensiva comercial previamente planejada e que, com as mudanças econômicas, passou a ser uma incógnita.

Crie uma equipe ainda mais coesa. Aproveite para conhecer melhor os seus colaboradores e ver o que pode ser melhorado em seu capital humano.

Não deixe projetos e investimentos que são importantes de lado. Acredite neles.

Encare as incertezas do ato de empreender com naturalidade. Seja consciente de que você vai passar por momentos de instabilidade por mais vezes. Encare como uma rotina..

categoria: Gestão