O que é automação comercial e quais suas vantagens?

Uma loja organizada possui o estoque sempre arrumado, preocupa-se com a capacitação de sua equipe para controle de entrada e saída de materiais e fica sempre atenta aos novos desejos do consumidor. Mas o que isso tem a ver com automação comercial?

Todos os tipos de atividades geram informação. Notas, planilhas, descrição de produtos e registros de processos, como o de troca e devolução, por exemplo. São muitos itens a ficar atento. Por isso, automatizar processos pode ser a solução tanto para pequenas quanto para grandes lojas.

A automação comercial consiste na instalação de softwares ou sistemas que ajudam na gestão do tempo, no controle de estoque e, claro, na tomada de decisões de um gestor ou diretor. É possível automatizar várias áreas diferentes em uma empresa e até integrá-las entre si. Confira:

 

Entrada e saída diária de colaboradores

A entrada e saída de seus colaboradores deve ser registrada por meio do relógio de ponto. Assim, a direção da empresa consegue controlar o tempo dedicado pelos funcionários. Além disso, pode-se quantificar se a equipe de trabalho está produzindo resultados para a empresa. Organizar as folhas de pagamento também só é possível quando se tem um sistema de pontos bem organizado e, de preferência, automatizado.

 

Prospecção de novos clientes

Os processos de planejamento para prospecção de novos grupos de clientes geram informações que precisam ser organizadas para a implementação de novas ações promocionais.

Existem softwares especializados em relacionamento com o cliente. É possível ainda desenvolver sistema sob medida para sua loja, visando a prospecção e a fidelização de clientes. Esses trabalham com a comunicação do cliente antes, durante e depois da compra.

 

Controle de estoque

Controlar a entrada e saída de produtos em uma loja é fundamental. Muitas lojas utilizam um caderno para fazer esse controle. Mas, dessa maneira, estão sujeitas erros humanos de anotação. Sem contar o tempo gasto com esse processo.

“Se automatizado, com um leitor de código de barras, por exemplo, o funcionário poderia empregar seu tempo em outras atividades”, observa Joannes Righetto, diretor da ZIP Automação. A empresa ZIP Automação oferece produtos e serviços que facilitam a instalação da automação comercial em empresas de diferentes portes. “É necessário que empresas implementem a automação comercial em todos os seus processos”, completa.

 

Automação comercial para todos os tipos de empresas

A automação comercial pode e deve ser implementada em empresas de pequeno, médio e grande porte. Seu custo é relativamente baixo e, em pouco tempo, o investimento é pago em aumento de produtividade dos funcionários e gestores.

Uma pequena loja virtual, uma padaria de bairro ou grandes redes de supermercados, por exemplo, podem utilizar diferentes softwares de automação comercial e manter seus registros sempre atualizados.

Não deixar a tecnologia se tornar obsoleta também é fundamental. O relógio de ponto, por exemplo, deve receber manutenção constante para evitar erros nos registros de funcionários. O leitor de código de barras precisa ser substituído quando o mesmo não se adapta aos novos formatos de impressão de códigos de barras das embalagens de produtos. Sistemas e softwares programados para cadastros de dados de clientes e produtos necessitam ser atualizados de tempos em tempos. Dessa forma, eles se adaptam a mudanças de mercado.

 

Vantagens da automação comercial

Quando o empreendedor planeja a abertura de um novo negócio, ele deve ter a consciência de que todos os produtos, serviços e informações administrativas geram informação dentro e fora da empresa.

A informação interna se refere aos dados de fornecedores. Mas não é só isso. Refere-se também aos dados do setor administrativo, do setor financeiro,  do setor de marketing, frequência de funcionários e prestadores de serviços. A informação externa está relacionada aos dados dos clientes externos, setor de distribuição, setor de vendas externas, planejamento de ofertas e informações de concorrentes.

A automação comercial otimiza e facilita na organização e administração dessas informações. E tem ainda mais vantagens:

– Com a automação comercial, sua loja terá cadastro seguro de informações de clientes, produtos e serviços;

– Ela proporciona ainda segurança para todos os dados financeiros, comerciais, contábeis e de atendimento da empresa;

– Possibilita exportar dados de informações de produtos para sites que veiculam conteúdo e-commerce;

– Diminui o risco de perdas de dados de compra, venda e demais processos da empresa;

– Possibilita ainda a instalação de alertas automáticos em casos de falta de produtos no estoque. Funciona também na ausência de um funcionário importante para a empresa, falha na entrega do produto, renovação de dados de um grupo de clientes, atualização de preços, entre outros.

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