Dica para o final de semana: Filmes que inspiram ações empreendedoras

A dramaturgia, o cinema, a literatura e as demais formas de arte são espaços de grandes pensadores. Não só enxergadas como formas de expressão, contribuem para o desenvolvimento da sociedade e para o relato de experiências humanas, que estimulam, cativam e inspiram.

O Blog da ZIP Automação preparou uma lista especial para este final de semana, com filmes que têm a inspiração empreendedora como foco. São obras que reúnem histórias de superação, coragem e persistência.

Com mensagens diretas e indiretas, também mostram a atuação no mundo dos negócios.

Prepare a pipoca.

01-lobo-de-wall-street

“O lobo de Wall Street” (2013): o filme é uma cinebiografia sobre o corretor de ações Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), um homem que ficou rico e foi preso por acusações de fraude e crimes de colarinho branco.

02-jobs

“Jobs” (2013): é inegável o poder que a figura de Steve Jobs (Ashton Kutcher) tem sobre os empreendedores de todo mundo. Por isso, o longa ainda traz um bom apanhado de memórias de sua carreira e algumas lições práticas, como saber lidar com investidores.

03-o-homem-que-mudou-o-jogo

“O homem que mudou o jogo” (2011): mostra como o treinador Billy Beane (Brad Pitt) fez o Oakland Athletics se destacar na liga nacional de beisebol. A grande ideia de Beane foi começar a analisar estatísticas da equipe.

04-a-rede-social

“A rede social” (2010): conta a história de Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), o fundador do Facebook, mostrando a criação da rede dentro da universidade Harvard, em 2003. Narra a controversa relação de Zuckenberg com outros fundadores e empreendedores.

05-quem-quer-ser-um-milionario

“Quem quer ser um milionário” (2008): o jovem Jamal Malik (Dev Patel) participa de um programa de perguntas e respostas na TV. Jamal busca em sua própria história, marcada por uma infância miserável e violenta, as respostas para as questões perguntadas pelo apresentador. É um exemplo de busca de força interior.

06-a-procura-da-felicidade

“À procura da felicidade” (2006): Will Smith interpreta Chris Gardner, um pai de família com problemas financeiros. Tantos que sua mulher sai de casa, deixando o filho Christopher (Jaden Smith), de 5 anos. Ele e o menino acabam dormindo em abrigos e estações de trem. É um grande exemplo de que se você tem um sonho, não deve desistir de alcançá-lo.

07-piratas-da-informatica

“Piratas da informática” (1999): um clássico entre os apaixonados por tecnologia. O filme mostra o começo de duas das principais empresas de tecnologia do mundo: Apple e Microsoft. Retrata as brigas de bastidores entre Steve Jobs (Noah Wyle) e Bill Gates (Anthony Michael Hall), a concorrência entre as companhias e sua importância no setor.

08-jerry-maguire-a-grande-virada

“Jerry Maguire – A grande virada” (1996): depois de uma crise de consciência, o agente esportivo Jerry Maguire (Tom Cruise) defende que a carreira dos atletas seja gerenciada de forma mais humana. Depois disso, acaba sendo demitido da consultoria onde trabalhava e perde seus clientes. “A grande virada” é um filme que mostra como é possível vencer depois de um fracasso.

09-o-segredo-do-meu-sucesso

“O segredo do meu sucesso (1987)”: o jovem Brantley Foster (Michael J. Fox) deixa uma cidadezinha no Kansas para tentar o sucesso em Nova York. Ao chegar lá, as coisas não saem como planejadas e ele se vê obrigado a pedir um emprego ao tio, Howard Prescott (Richard Jordan. Como o trabalho é modesto, Brantley, decide levar uma vida dupla, criando um personagem chamado Carlton Whitfield, um executivo de ideias brilhantes.

10-o-poderoso-chefao

“O Poderoso Chefão” (1972): o clássico que dá início à famosa trilogia dispensa recomendações e mostra a trajetória da família Corleone e seus negócios ilícitos. O “Poderoso Chefão” mostra as vantagens e desvantagens de empreender em família e que o melhor sucessor pode ser quem menos se espera.

 

Com informações de: Revista PEGN..

categorias: Gestão, Lazer