As 5 dicas que você precisa conhecer para ter uma empresa de sucesso em cidades pequenas

Nos últimos anos, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro registrou crescimento de 43% em municípios que têm de 50 a 100 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico (IBGE).

Com o crescimento, muitos empreendedores abraçaram oportunidades para estabelecer o seu negócio em cidades menores. Mas como fazer para que eles deem certo? É possível, mesmo, crescer em um mercado menor?

A consultora americana Rhonda Abrams, especialista no assunto, responde que sim. E, em um artigo publicado no site do USA Today, lista os cinco passos essenciais para prosperar em cidades pequenas.

“É um desafio duro, mas não insuperável”, aponta.

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Tenha em mente sempre aumentar o raio do público potencialmente atendido pela sua empresa. Principalmente se os seus serviços e produtos puderem ser entregues em cidades próximas. Se você não puder transferi-lo ou transportá-lo facilmente, faça parcerias com empresários de outras cidades para atender a clientes mais distantes uma vez por semana, por exemplo.

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Tenha em mente sempre aumentar o raio do público potencialmente atendido pela sua empresa. Principalmente se os seus serviços e produtos puderem ser entregues em cidades próximas. Se você não puder transferi-lo ou transportá-lo facilmente, faça parcerias com empresários de outras cidades para atender a clientes mais distantes uma vez por semana, por exemplo.

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Invista em bom atendimento, ferramentas e incentive a colaboração de seus funcionários. Quem se expande para outras cidades geralmente vende bastante pela internet. Só que não basta ter um site e um perfil nas redes sociais. Melhore a cada dia a sua loja virtual.

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Servir uma área maior requer mudanças operacionais, como ter licenças para operar em outros estados e baratear o frete.

05

Mesmo que você já tenha uma posição solidificada no mercado e venda muito, precisará, de vez em quando, conhecer consumidores e fornecedores pessoalmente. Por isso, é importante ir a feiras e outros eventos de negócios – e entrar no avião para conhecer importantes clientes.

 

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categorias: Empreendedorismo, Gestão