5 Problemas Que a Automação Evita

A automação comercial aproveita os avanços tecnológicos para tornar automáticas tarefas que não precisam ser feitas manualmente, otimizando e agilizando os serviços.

Os recursos podem contribuir para o sucesso de comércios de diversos segmentos de atuação, agregando mais segurança e qualidade para a rotina empresarial.

Isso porque o conceito refere-se a uma solução para a execução de diversas atividades com mais agilidade e precisão.

Para isso, a automação conta com sistemas e softwares desenvolvidos especificamente para determinados segmentos e serviços.

Atualmente, a automação cresce no Brasil, não só nos comércios mas também em outros setores, como no de alimentação, hotelaria e serviços em geral.

Atividades como a emissão de notas, cálculo de despesas dos clientes e registros contábeis já podem ser feitas automaticamente, em softwares especializados.

As tecnologias são precisas e permitem que a empresa tenha um atendimento mais rápido e prático, contribuindo para a satisfação do cliente e diminuindo as chances de erros – que muitas vezes saem caro para os empreendimentos.

Além disso, elas geram dados que podem ser analisados em busca de estratégias para melhorar os processos ou garantir uma participação mais efetiva da empresa no mercado em que se insere.

Portanto, pode-se dizer que entre os principais benefícios da automação comercial destacam-se:

  • Rapidez diante da necessidade de verificar informações;
  • Agilidade nos atendimentos, acrescentando comodidade aos clientes;
  • Redução de tarefas manuais, melhorando o cotidiano dos funcionários;
  • Mais bem-estar, produtividade e menor desgaste dos colaboradores;
  • Diminuição dos erros nas vendas;
  • Melhoria na satisfação dos clientes;
  • Mais segurança e agilidade em trocas ou devoluções de mercadorias;
  • Aumento da confiabilidade nos processos empresariais;
  • Redução de custos e burocracias nas atividades da empresa;
  • Mais eficiência e confiabilidade na gestão empresarial.

Desta forma, a automação comercial ajuda a evitar cinco graves problemas, que podem prejudicar empresas ou prestadoras de serviços.

Vale destacar que tanto esses riscos quanto as suas soluções são possíveis em empreendimentos novos ou menores, como lojas e comércios, e até nos mais consolidados no mercado, como uma fábrica de engrenagens.

1. Falta de integração de setores e otimização de atividades

Um software adequado de automação comercial é capaz de ajudar a empresa a integrar atividades, aumentando a eficiência de diferentes departamentos e otimizando todos os serviços envolvidos.

A integração entre diferentes setores também simplifica e melhora os processos necessários em uma fábrica de tubos de aço ou outros tipos de produtos.

Assim, é possível dar andamento nos projetos com todas as informações necessárias para cada operação e critérios personalizados para otimizar as atividades.

Por outro lado, a falta de integração entre as informações necessárias para as atividades empresariais pode resultar em atrasos ou erros.

Não é raro ver funcionários parando atividades para buscar informações que faltam para determinado processo, o que atrapalha o desempenho e a produtividade.

Já a necessidade de otimização das atividades pode ser observada com a ocorrência de desperdícios, seja de materiais, de recursos ou de tempo.

2. Necessidade de redução de custos

A automação comercial facilita o controle de estoque e a análise das vendas, incluindo os períodos de maior ou menor demanda.

Do mesmo modo, é possível verificar os produtos ou serviços mais relevantes para uma empresa de conserto de geradores.

Portanto, as tecnologias podem contribuir para a redução de custos, não demandando a realização de muitos estudos para analisar em quais locais/serviços pode-se economizar.

Isso garante, ainda, que o valor e produtos poupados podem ser utilizados em outros processos e serviços do empreendimento.

Empresas que se veem em períodos difíceis financeiramente podem aproveitar as tecnologias da automação para diminuir a necessidade de contratação de funcionários.

Isso é possível principalmente para as funções burocráticas, sendo que muitas podem ser executadas por softwares.

Por isso, as soluções da automação comercial podem resultar em um alívio considerável nos gastos das empresas.

Para isso, basta imaginar uma especializada no aluguel de placa vibratória, que pode reduzir a quantidade de funcionários ou direcioná-los para atividades mais produtivas e interessantes – enquanto o equipamento aumenta a lucratividade do negócio.

3. Falhas no gerenciamento de vendas

As ferramentas de automação comercial ajudam os profissionais de diferentes setores na avaliação, em tempo real, da lucratividade de cada transação financeira, o que ajuda a impulsionar o desempenho dos vendedores.

Com isso, a automação comercial pode auxiliar – inclusive – no funil de vendas. Isso pode multiplicar os resultados da equipe responsável.

Os resultados ocorrem por conta de um atendimento mais adequado e no momento certo. Ou seja, na fase em que cada cliente se encontra para decidir pela locação de betoneira, assim como qualquer outra ferramenta.

Em cada etapa da jornada de compras é preciso entender o que o consumidor precisa e a automatização ajuda nesse processo.

Os softwares conduzem os vendedores a ter mais produtividade ao guiar os potenciais clientes até a concretização das compras, o que resulta em mais consumidores interessados nas soluções que a empresa tem a oferecer.

Para isso, é importante traçar um planejamento estratégico de atendimento ao cliente, segmentando a lista de contatos e personalizando as ações para cada grupo.

Os benefícios desse tipo de ação incluem a resolução de problemas no gerenciamento de vendas, diminuição no custo de aquisição de clientes, conquista de consumidores qualificados com um ciclo de vendas menor, entre outros aspectos.

Tudo isso é possível porque a automação comercial facilita o gerenciamento inteligente de informações, com menor tempo para a realização de tarefas. Isso pode ocorrer, por exemplo, devido a configurações prévias de critérios para concessão de crédito.

4. Falhas no relacionamento com o cliente

Os softwares de automação comercial facilitam a centralização de informações sobre os clientes, bem como a consulta dos dados sempre que necessário.

Com isso, os programas permitem um registro completo. Nele, constam desde informações pessoais, de contato, histórico de compras e até dificuldades encontradas na experiência de um cliente com uma distribuidora de produtos médicos hospitalares.

Assim, além de manter informações importantes com o correto armazenamento e fácil acesso, o empreendimento conta com dados atualizados formando um relatório completo.

Portanto, a automação comercial ajuda a evitar falhas no relacionamento com os clientes, tornando o atendimento mais rápido e assertivo.

Outro ponto positivo é a possibilidade de identificar mais facilmente sinais de inadimplência e aumentar a previsibilidade da receita, estudando os clientes que mais contribuem para o faturamento.

No caso de uma floricultura, por exemplo, é possível realizar ofertas de material para jardim vertical se a loja perceber uma tendência para o consumo dos artigos e tiver bons preços e fornecedores.

Neste sentido, a automação contribui para a fidelização de consumidores e até para o aumento de recomendações, fatores essenciais para o crescimento de qualquer negócio.

5. Gestão financeira ineficaz

Mesmo os empreendimentos que já contam com experiência em seus mercados de atuação podem passar por períodos de gestão financeira ineficiente, o que pode ocorrer por diversos motivos.

A automação comercial facilita a gestão de pagamentos, recebimentos e transferências em geral.

Além disso, ela pode intermediar cálculos de lucros ou prejuízos por período, acrescentando mais confiabilidade a essas tarefas tão importantes.

Do mesmo modo, ela possibilita o aumento da segurança nos processos financeiros. Afinal, os softwares de automação comercial auxiliam na redução de gastos, assim como evita desperdícios e retrabalhos.

Muitas vezes (na verdade em grande parte), inclusive, os retrabalhos e desperdícios têm consequências nos custos organizacionais das empresas.

A apuração e gestão de tributos também se torna mais fácil e prática, ao passo em que os empreendimentos passam a reconhecer a importância dos pagamentos e diminuem a ocorrência de atrasos, refletindo em mais economia operacional.

Como utilizar a automação comercial na rotina empresarial?

Mesmo com os benefícios da automação comercial bem claros, não é raro que os empreendedores continuem com dúvidas sobre a utilização da automação comercial em seus negócios.

Entretanto, ela está presente em praticamente todos os processos empresariais, dentre eles:

  • Gestão de estoque, registrando entradas e saídas de produtos;
  • Gestão de vendas, com cadastros dos clientes, produtos, pagamentos, entregas;
  • Análise de crédito, consultando histórico do cliente, definindo limites seguros;
  • Promoção e avaliação de iniciativas para aumento de vendas.

Pode-se dizer que a análise de informações que a automação comercial possibilita permite que os gestores avaliem a eficiência das ações comerciais em tempo real.

Assim, uma fabricante de balcão refrigerado para frios, por exemplo, pode tomar decisões mais conscientes, visando o sucesso do negócio e tendo em vista os objetivos específicos da empresa.

Portanto, de uma maneira geral, a automação comercial ajuda a otimizar boa parte dos processos envolvidos nas atividades empresariais.

Ela possibilita mais segurança e qualidade na rotina dos empreendimentos, o que vai muito além da reação diante da possibilidade de erros e problemas no negócio. Afinal, ela envolve uma maneira inovadora de realizar a gestão do empreendimento.

Em um mercado tão competitivo como o atual, todos os dias nascem novos empreendimentos com produtos similares.

Por isso, é de extrema importância que as empresas busquem se destacar, oferecendo melhores experiências ao seu público-alvo.

Deste modo, a automação comercial pode ser aproveitada para melhorar a qualidade dos produtos e/ou serviços, assim como para a economia dos negócios de diferentes setores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

categorias: Automação Comercial, Empreendedorismo, Gestão, Inovação, Soluções