5 Equipamentos Que Não Podem Faltar No Seu Food Truck

Superado o tempo do modismo passageiro, os tão conhecidos trailers/caminhões estilizados com filas para comprar comida em grandes centros urbanos já ganharam o estômago e o coração dos brasileiros. Além disso, é visto como um importante aliado na recuperação da vida econômica do país.

O boom da comida de rua aconteceu entre os anos de 2013/2014 e perdura até hoje. Contudo, o food truck também enfrenta concorrências do mercado alimentício e, por isso, empresários da área devem se atentar para melhorar resultados e superar as expectativas dos clientes. Segundo Joannes Righetto, CEO da Empresa ZIP Automação, “adotar boas estratégias para aumentar as vendas, atrelando boa comida, admirável atendimento ao público e tecnologia é muito importante”.

Se beneficiar do uso de ferramentas próprias para automatizar processos internos requer estudo e pesquisas. Muitos empreendedores ainda têm dificuldade em saber quais equipamentos utilizar em seu food truck, já que o espaço interno do veículo não comporta muitas pessoas e o investimento em automação comercial pode reduzir a quantidade de funcionários, por exemplo.

A automação estimula o empreendedorismo de forma a atenuar erros e melhorar resultados.

Confira os 5 equipamentos mais recomendados para food truck:

Computador Touch Screen

Item que otimiza espaço e agilidade no processo de venda. Devido a sua tecnologia “na ponta dos dedos”, não há necessidade de teclado para funcionar, é rápido e de fácil manuseio. “Há modelos que são pequenos e de excelente qualidade”, relata Righetto.

Comandas Individuais e Leitor de Códigos de Barras

Essas soluções diminuem riscos na hora de pagar/receber a conta. As comandas auxiliam na captação de informações sobre os produtos adquiridos pelos clientes e seus respectivos valores. “As comandinhas podem trazer ainda mais confiança aos consumidores, uma vez que eles não terão surpresas ao fechar a conta. Já os leitores de códigos de barra são imprescindíveis na hora de identificar o consumo de cada cliente”, continua.

Impressora Não Fiscal

Esse item, além de facilitar a impressão de cupons e senhas, seu uso pode ser obrigatório em seu estado. “As impressoras não fiscais são pequenas e leves, portanto, demandam pouco espaço. Além disso, o sistema dela pode conversar com o sistema de gestão, auxiliando na impressão de pedidos”.

Máquina de Cartão ou Pinpad

Máquina de cartão é considerada uma solução indispensável em comércios. Além da comodidade ao consumidor na hora de pagar a conta, a máquina não necessita estar conectada ao computador ou software para realizar transações. Já o pinpad, muito parecido fisicamente com as maquininhas, possui um sistema diferente. “os pinpads são equipamentos de leitura e validação de cartões, e precisam do sistema TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), com este tipo de produto, é possível aceitar diversas bandeiras de cartões, gerenciar as vendas e levantar dados estatísticos”, conta Righetto.

Software de Gestão

Software (ou comumente chamado de “sistema de gestão”) é responsável pela organização de informações de pedidos realizados, estoque (quantidade de ingredientes, por exemplo) e vendas. Com essa solução, há diminuição de erros e agilidade no atendimento ao cliente.

categorias: Automação Comercial, Empreendedorismo, Franquias, Gestão, Soluções